TOP
IMG_6493
Amazonas Arte inspiradora Artistas Brasil cultura Fotografia Life Style Museus e Exposições Rio Grande do Sul temática feminina Variedades

“Viagem é a única coisa que você compra e deixa você mais rico”

Nós sempre dizemos que o Viajando com Arte não se resume a roteiros e destinos, as viagens ficam reverberando dentro da das pessoas, gerando conexões e ideias e criatividade. Pois aqui a prova cabal desta certeza, que acabou acontecendo comigo e com outra de nossas viajantes,  neste período sui generis em que vivemos.
 
2375F22A-EC09-4AC3-93E8-F28FE8B0EB51
 
 
Em 2020 fiz minha segunda viagem a Amazônia , em um roteiro acompanhando um grupo do Viajando com Arte. Foi das imagens captadas em um cruzeiro pelo Rio Negro que veio a inspiração para uma mostra de fotografias bordadas. São retratos de ribeirinhos e de indígenas que vivem próximos a Manaus, imagens da natureza, raízes , troncos e águas. Tudo tem sua magia e pode se transformar com o toque das agulhas e a simbologia de nossa cultura.
 
IMG_3729
 
Transbordar sentimentos em busca de um propósito. Ir sempre mais fundo em busca e chegar à raiz.
Fazer fundações profundas para poder extravasar.
Manter o equilíbrio em tempos turbulentos.
 
IMG_7130
 
Tem uma história muito interessante que aconteceu nesta viagem, vou deixar o relato da jornalista Rosane Tremea sobre este momento:
“Árvores, água, animais e pessoas transportados em preto e branco para o tecido ganham flores, folhas e formas geométricas coloridas. E transformam-se em histórias como a da indígena Yara Dessana, que Mylene havia fotografado três anos atrás. Em novembro, sem saber o nome da adolescente nem a tribo a que pertencia, Mylene levou a imagem já bordada para tentar localizá-la. Com ajuda de um guia local, percorreu em um barquinho três das tribos das margens do Rio Negro até encontrar Yara. Com a menina e seu pai, combinaram de fazer um sorteio da obra entre o grupo de turistas do Viajando com Arte. A ideia era reverter o valor para a tribo, em dificuldades com a crise da covid-19. Dito e feito.”  
A entrega do valor foi revestida de simbolismo , uma retribuição aos locais pela riqueza cultural, formadora de nossa identidade mais genuína.
 
c48cf04d-bac4-43d5-b60b-5f38e3347ccf
 
Com a Célia Fabris a magia vem de mais longe. Em 2013 em um roteiro na Turquia, o Viajando com Arte foi o estopim de uma guinada profissional, ela que era designer de joias voltou impactada com os tecidos , padronagens e formas  e passou a desenhar e produzir bolsas com couros ecológicos brasileiros , nasceu assim a Fabrés Desing. 
 
IMG_0932 - Cópia
No roteiro da Amazônia o impacto foi mais forte , como os modelos criados são inspirados na cultura, no povo e na arte brasileira, conhecer este pedaço tão emblemático do nosso país colaborou para a criação de uma nova coleção em couros exóticos e sustentáveis como o pirarucu , a python e o jacaré.
 
Capturar1
 
Mas foi a versão em tecnologia 3D a grande inovação, com a Bolsa Palma .
Capturar
 
Depois de conhecer a Amazônia esta sensação de pertencer a um Brasil original cria outra dimensão.
 
8c981de3-a46f-42e0-9152-05f41d676661
 
Sentir orgulho de sua comunidade é um impulso natural. Por isto merece nossa atenção e respeito. Uma das tarefas do artista é exaltar o saber coletivo, a cultura e as diferenças. O orgulho está intimamente ligado à identidade, com um pé na tradição mas também respeitando a realidade contemporânea.
 
35bbf023-8248-40be-8333-bf7dbfa4f02d
 
 A partir da exposição de fotografias bordadas surgiu um convite para dar uma aula para as crianças da Caracol Escolinha.
 
24368bdc-0a6e-458e-92ce-822ab9c53ac3
 Foi uma tarde de interação onde as turmas viram o processo e se inspiraram para criar suas máscaras , com o tema  ‘O olhar infantil sobre a pandemia”.
IMG_9631
 
O resultado foi uma nova exposição , desta vez no MACRS na Casa de Cultura Mário Quintana.
 
IMG_9644
 
São pequenos e significativos exemplos de como o mundo das viagens está sempre renovando nosso olhar e que a frase:
“Travel is the only thing you buy that makes you richer” – (Viagem é a única coisa que você compra e faz você mais rico) pode ser batida, mas é uma grande verdade!
 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *