TOP
IMG_1406
America do sul Brasil Gramado Rio Grande do Sul Sem categoria viagem de carro

Viajando para Gramado e Canela nas quatro estações

O Expedia Brasil nos desafiou a escrever um texto que deixasse todo mundo com vontade de conhecer o Rio Grande do Sul. Escolhemos a serra com sua paisagem única no Brasil.

IMG_4417

Igreja São Pedro em Gramado emoldurada por flores

Gramado é uma cidade com cara de Europa, tem sua história , arquitetura e gastronomia ligadas à imigração alemã e italiana. Um clima de montanha , natureza exuberante e principalmente uma comunidade que cuida de cada detalhe e está sempre se reinventando.

48076621_2236757603002049_7231023728572760064_n

Rua principal decorada para Natal – Gramado

Juntamente com Canela estão no coração da Serra Gaúcha sendo hoje um dos destinos mais desejados do Brasil , mas não se enganem , vão muito além da rua principal de lojinhas de artesanato e do clima de inverno aconchegante,  oferecem opções em todas as estações do ano. 

IMG_2814 

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes,  Catedral de Pedra de Canela

 

Verão

O Natal Luz ,  que começa já no final de outubro e vai até o meio de janeiro, se tornou o evento mais famoso na região. Gramado fica tomada pela magia de um conto de Natal, com decoração e luzes pelas ruas e apresentações de espetáculos natalinos em vários pontos da cidade.

47578949_2236757589668717_4864327140218241024_n

Decoração de rua Natal Luz 2018

Reencontros de Natal é um concerto teatral no Lago Joaquina Rita Bier , com final apoteótico com fogos de artificio. O Desfile de Natal traz  figuras mais infantis em show de dança e passeio de carros alegóricos no parque de exposições ExpoGramado. 

IMG_7144 

Desfile de Natal

Além de funcionar como bilheteria central do Natal Luz, o Palácio dos Festivais sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é quando milhares de luzes são acesas no centro da cidade todas as noites. 

IMG_2822 

Show do Acendimento no Palácio dos Festivais

Mas para além dos eventos oficiais tem a feirinha de Natal, a Aldeia do Papai Noel e durante o dia diversos acontecimentos surpreendem o visitante, o clima é descontraído e o melhor , a cidade é super segura para passeios a pé numa temperatura  amena de dia e fresquinha à noite.

blog4

Hotel Casa da Montanha decorado para o Natal

IMG_2931 

O primeiro motivo de orgulho da Serra Gaúcha foi a sua flor onipresente, a Hortênsia. Símbolo da região , ela transforma a paisagem a partir de dezembro, formando tapetes azuis nas encostas das cidades e nas estradas que as interligam. O evento que inaugurou a divulgação de Gramado nacionalmente era conhecido como Festas das Hortênsias e ser a rainha desta festa  era o título mais cobiçado pelas jovens gramadenses, outros tempos.

IMG_7124 

Tapete de hortênsias na Igreja do Relógio

Muitas Linhas Coloniais , as origens rurais de Gramado , oferecem passeios guiados em ônibus/jardineiras que saem da Praça das Etnias, mas também são acessíveis  a quem quer explorá-las por conta própria.

IMG_1308 

 Tours das Jardineiras na Praça das Etnias

img 171

Na Praça das Etnias um drops da arquitetura italiana e portuguesa e da culinária colonial  que sai do forno comunitário em cucas alemãs , pães de linguiça, e nas schmiers de frutas da época. 

IMG_6528

Forno comunitário na Praça das Etnias

IMG_7108 

Casa/museu italiano na Praça das Etnias

Uma opção  familiar e de fácil acesso é o Eco Parque Sperry na Linha 28 , descendo na estrada entre Canela e Gramado, no Vale do Quilombo. É uma propriedade de 20 hectares de Mata Atlântica aberta a visitação e onde pode-se vivenciar, em uma trilha de uma hora de caminhada , o espetáculo de 4 cachoeiras. Para completar o passeio , o restaurante Bêrga Motta tem sua filosofia baseada no resgate da culinária dos antepassados, onde o aroma e o carinho no preparo dos pratos alimentava a alma. Tudo isto a menos de oito quilômetros do centro de Gramado.

IMG_2676

Linha 28 no Vale do Quilombo

IMG_2427

Cachoeira no Parque Sperry

 

Outono

A terra onde nasceu o chocolate artesanal no Brasil aquece a alma do visitante com opções variadas. Muitas fábricas tem degustação e abrem suas portas para os turistas conhecerem os passos da fabricação da iguaria.

IMG_1414

Outono nas ruas residenciais de Gramado

 IMG_9357 

Decoração de Páscoa na rua principal de Gramado

A Páscoa segue a tradição temática com eventos e desfiles  e com as cidades decoradas com ovos e coelhinhos. Os eventos religiosos também estão no calendário , procissão do Domingo de Ramos e o Gramado Aleluia. Este é um dos feriados mais concorridos, vejam as opções de hotéis na Expedia.

IMG_9320 

Igreja São Pedro em sábado de Aleluia

No outono a paisagem se tinge de dourado , o clima é mais seco e agradável com tapetes de folhas fazendo a a foliage. É quando começa a aparecer a maior iguaria da serra , o pinhão, a semente da araucária. Comer pinhão assado no fogo de chão com um bom vinho tinto, hei de confessar é meu happy hour favorito. 

IMG_2379 

Tendas vendendo pinhão no outono

IMG_1423

Um passeio com gosto de tradição  começa no Castelinho  Caracol na entrada da cidade de Canela. A  casa/museu  do início do seculo XX  foi uma das primeiras residências do município de Canela.  Feita de madeira de araucária (hoje totalmente protegida) , a construção foi feita sem usar um único prego.

IMG_6479 

Castelinho  Caracol

Transformada em confeitaria em 1985 , serve a melhor apfelstrudel da serra acompanhada de chá de maçã. Um local de beleza ímpar, de paz e contemplação que fica ainda mais encantador no outono.

IMG_2498

Apfelstrudel, torta de maçã alemã com nata

IMG_2500

Salão e cozinha de chá no Castelinho do Caracol

Não deixem de passear pela ponte de madeira coberta que fica no quintal dos fundos. Mas cuidado , é tão tradicional que fecha ao meio dia só reabrindo as 14h. 

IMG_6258

Jardim com ponte coberta no Castelinho  Caracol

IMG_6338 

Parque do Castelinho

O Parque do Caracol é o ponto turístico mais famoso de Canela , vale passar por lá para ver uma das cachoeiras mais altas e cenográficas da região. Tem também um teleférico para um visual mais completo.

Mas para quem busca algo mais autêntico e aventureiro o Parque da Ferradura oferece trilhas , mata nativa e um belo banho de cachoeira como bônus ao final do périplo. O acesso é muito simples e bem sinalizado, fica 6 quilômetros depois do final da Estrada do Caracol em Canela.

IMG_1478

Visual do Parque da Ferradura Canela

Logo que passamos o pórtico do Parque da Cascata do Caracol, a primeira surpresa, a pequena estrada do Rancho Grande é chamada de Caminho das Graças e toda serpenteada por pequenas grutas com santinhas, um mimo! 

IMG_1583

Caminho das Graças

A trilha dispensa guias especializados pois é totalmente demarcada , sem perigo de se perder. É considerada de nível médio/avançado pois o trekking alcança um desnível de 420 metros desde o mirante até o fundo do cânion do Rio Caí, onde fica a cachoeira do Arroio Caçador.

IMG_1542

Cachoeira do Arroio Caçador

Para quem quer um programa mais light o parque oferece churrasqueiras e brinquedos infantis e o mirante fica bem próximo da entrada.

IMG_1477

Mirante do Parque da Ferradura

 

Inverno

Esta é a estação mais charmosa do ano , quando a previsão de neve enche os hotéis nos finais de semana. São raras as vezes que isto realmente acontece , mas nestas poucas ocasiões o cenário é deslumbrante. As matas de araucárias são o pano de fundo perfeito e criam um contraste com a neblina e o frio que mantém as lareiras acesas o dia inteiro e os restaurantes de fondues cheios de encantados turistas. 

IMG_9362

Neblina no Condomínio O Bosque

IMG_0217

Nevasca de 2013

Mas se a neve não vem , vamos até onde ela é certa. O Snowland é o único parque de neve indoor da América , fica na entrada da cidade de Gramado , para quem vem pela RS 235 desde Nova Petrópolis. É dividido em zonas, o Vilarejo Alpino onde encontramos lojas de artigos relacionados e uma pista de patinação no gelo. 

User comments

Snowland

A segunda parte é a montanha propriamente dita com opções de esqui , snowbording e airbord em versões adulta e infantil.  Para o airbord (espécie de trenó inflável) a subida é por escadas , para os esquis uma esteira rolante facilita a subida. Para vestir as roupas adequadas a montanha , a única exigência é estar de meias, os outros apetrechos estão incluídos no valor da entrada.

User comments

Pista de esqui indoor

Ninguém sai da Serra Gaúcha sem tomar um mate em volta do fogo, comer um bom churrasco e ao final  uma bergamota apreciada no solzinho da tarde. Para quem tem bom apetite o café colonial é uma orgia gastronômica tradicional. Servem desde as 10h da manhã até a noite,  desfilam sobre a mesa todas as especialidades de pães , frios, natas e geleias entre costelas de porco e bolos. Para os fortes!

IMG_4399

img 170

No fim do inverno a natureza reserva surpresas inusitadas , muitas flores colorem o centro e a bela igreja de pedra São Pedro fica emoldurada de cerejeiras e magnólias. Quem pensa que o inverno é cinza , é porque não conhece Gramado. 

IMG_1320

Igreja São Pedro com magnólias

 

Primavera

É quando tudo se renova, temos as deliciosas alcachofras , morangos e amoras suculentas. Apetece um galeto ao primo canto com polenta brustolada , herança maior dos antepassados italianos. O Galeto Nonno Mio que fica ao lado da rodoviária de Gramado é imbatível nesta iguaria, em mais de 20 anos de tradição.

IMG_7071

Cantina Italiana no centro de Gramado

galeto2

Galeto do Nonno Mio

Mas a renovação gastronômica chegou por aqui , em Canela está a confeitaria francesa que faz os melhores macarons que já experimentei na vida,  fica bem em frente a Catedral de Pedra, a pequena notável Holic. 

IMG_2518 

Macarons da Holic

Para um passeio contemplativo e histórico a Linha Bonita e Linha Nova oferecem paisagens idílicas e muito genuínas. No Rio Grande do Sul, os italianos chegaram aproximadamente 50 anos depois que os germânicos, em 1875.  A colonização teve objetivos diferentes em cada estado do Brasil, em São Paulo o intuito era de fornecer  mão de obra especializada para a grande lavoura do café, ameaçada pelo movimento abolicionista. No Estado do Rio Grande do Sul,  visava formar colônias agrícolas, produtoras de gêneros necessários ao consumo interno, implantadas longe do latifúndio.

IMG_6254 

Utensílios usados pelos colonos italianos

Aqui se pode vivenciar uma verdadeira volta ao passado, pois o dialeto dos primeiros colonizadores ainda se mantem vivo! Pinhão , abóbora ,uva,  dependendo da época do ano é possível comprar os produtos diretamente na fonte. Para começar passem na Casa Centenária , uma construção que segue conservada como quando foi construída! E detalhe , tudo sem muros ou grades de proteção! 

IMG_2954  

Casa Centenária na Estrada da Linha Bonita

IMG_1357

Moinho Cavichion

No coração de Linha Bonita a indefectível capelinha e indicações de seguir o passeio para a Cachoeira do Panelão ou continuar a descida para a Linha Nova e por ali chegar até Vila Oliva, mas daí será outro post. 

img 176

Para continuar a experiência na Serra Gaúcha

Vale dos Vinhedos: Vindima e Passeio de Bike

*Esse artigo é um publieditorial produzido em parceria com a Expedia Brasil

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • R.R.
    8 meses atrás

    Muito bom o post.
    Opções interessantes de passeios e hotéis.

  • Rejane Maria Schuch
    8 meses atrás

    Amei!
    Gostaria demais de curtir essas maravilhas com o grupo! Caminhadas, cachoeiras, degustações… Bjos

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • .O que Monet considerou sua maior obra de arte? Não seus montes de feno, nem seus álamos; não suas famosas marinhas do arco de pedra em Etretat, não seus campos de papoulas; nem mesmo suas pinturas de nenúfares. . Mas o seu jardim em Giverny - a área de cinco acres da zona rural da Normandia que ele alugou pela primeira vez em 1883 e mais tarde comprou, juntamente com a casa com telhados de ardósia e com varanda e uma vasta cozinha onde recebia seus amigos artistas. .Pois Monet não era apenas um grande pintor, mas também um horticultor experiente. Quando sua situação financeira permitiu chegou a ter até oito jardineiros, ele passou os 40 anos seguintes plantando e replantando, derrubando árvores, limpando arbustos e desviando o rio para formar sua lagoa de lírios. .Esses nenúfares, flutuando serenamente em suas últimas telas monumentais, não são flores aleatórias, mas resultado da dedicação do artista. .Giverny estava florescendo no exato momento em que o impressionismo começou a dar lugar ao modernismo. Matisse, Renoir, Bonnard e muitos outros vieram aqui visitar Monet e mergulhar em sua obra final. .Os visitantes de hoje anseiam por uma experiência semelhante, se impactar com o magnifico jardim criado por Monet.
Na década de setenta Giverny caiu em negligência, as margens estavam cobertas de mato, a lagoa estava abandonada, as pontes podres e o espírito do lugar estrangulado por ervas daninhas. 
O que vemos  hoje é uma restauração impressionante baseada nas estruturas subjacentes, memórias, fotografias e, é claro, nas pinturas: de 1900 até sua morte em 1926, o jardim, e especialmente a lagoa dos lírios, era o único assunto de Monet.
Giverny fica perto de Paris, você pode fazer um bate e volta no mesmo dia.
.
.
.
.
#frança #Giverny #normandia #impressionismo #monet jardins #arte #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Birmânia é uma denominação mítica, um lugar que evoca imagens de um país que hoje é chamado de Myanmar mas que guarda intocadas suas tradições.
Bagan é o elo perdido do país, oferece forte espiritualidade num clima bucólico e campestre onde se espalham seus mais de 3 mil templos e Pagodas. 
Com um povo amável e receptivo , o hotel Aureum Palace está localizado em meio aos templos e foi a nossa escolha para a viagem Myanmar Experience em novembro/2020
@aureumpalacehotels 
@portobrasilviagens .
.
.
#aureumpalace #bagan #myanmar #birmania #viajandocomarte #portobrasilviagens #viagensemgrupo #wanderlust #travel
  • Real Gabinete Português de Leitura foi eleito em 2014 a quarta biblioteca mais bonita do mundo e tem sua fachada inspirada no monumental Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa – feita com pedras trazidas de navio de Portugal para o Rio – e, como muitos dos prédios mais antigos do centro do Rio, tudo em sua arquitetura lembra Portugal – foi aqui, afinal, que a corte portuguesa desembarcou em massa para fugir de Napoleão, em 1808, com cerca de 15 mil pessoas 
No número 30 de uma rua apropriadamente batizada de Luis de Camões, a cidade se encontra com aquilo de mais rico que a humanidade pode possuir – literal e simbolicamente. Um dos mais icônicos edifícios da cidade, o Real Gabinete Português de Leitura, como uma das joias da coleção de prédios antigos do centro, contrasta em absoluto com a deselegância das novas construções, a sujeira e a pobreza que também compõe hoje o ecossistema da cidade. Quando se entra nele, porém, tudo se transforma, como o lugar mágico que é.
Não por acaso, as cinco primeiras sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis, foram realizados no Real Gabinete. Além de possuir o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal – e uma extensa coleção de livros raros – o local é, por dentro, ainda mais espetacular e belo do que por fora; é, portanto, um cenário perfeito para uma imersão literária.
.
.
.
#riodejaneiro #realgabineteportuguesdeleitura #biblioteca #riocentro #viagem #wanderlust #trip #besttrip #viajandocomarte #cultura
  • Marrocos é o tipo de lugar que você visita uma vez - e imediatamente sabe que estará de volta. É um lugar que tem tudo para impactar: pode ser a maneira como Marrakech, a Cidade Vermelha, brilha quando o sol nasce, ou quão inebriante é assistir a mágicos e contadores de histórias circularem pela Praça Jemaa el-Fna à medida que o mesmo sol se põe. A emoção de pechinchar por tapetes  e bugigangas de cobre dentro do  labirinto da medina de Fez. 
Ou talvez seja essa visão da Espanha, clara em todo o Mediterrâneo, enquanto você toma um chá no Café Hafa em Tânger (foi isso que fez o retorno de William S. Burroughs décadas atrás. Isso, ou o haxixe...). Nós somos viciados em sentir como se tivéssemos escapado para algum lugar completamente diferente, onde você dorme dentro de riads luxuosos. Aventure-se no deserto, admire montes de especiarias nos mercados que você sabe que nunca estariam em um cardápio de volta para casa. Então você percebe - que  não está tão longe assim. Que para chegar neste país árabe-berbere, na ponta da África, leva o mesmo tempo que leva para chegar à Paris.
E de repente, voltar não parece ser tão longe assim.
.
.
.
.
#marrocos #djeemaelfna #marrakesh #fez #souk #medina #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Um dos bairros mais charmosos da capital italiana é o Trastevere, que tem esse nome derivado do latim trans Tiberim, ou além do Tibre - o rio separa a região do centro histórico de Roma.
Passear sem pressa pelas ruas do bairro é uma delicia.Não perca a Piazza di Santa Maria in Trastevere, com uma bela fonte no centro, e a igreja de Santa Maria in Trastevere, com fachada de mosaicos.
.
.
.
.
.
#italia #trastevere #roma #trattoria #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Jaipur é meio caótica  e o  Hotel Rambagh Palace  é uma reserva de paz em jardins em meio ao centro da cidade, com a graça de Shiva. “Jóia de Jaipur”, a “Cidade Rosa” , o hotel mantém as melhores tradições da hospitalidade com seus quartos decorados em estilo típico, corredores de mármore e majestosos jardins ecoam com a história e com lendas românticas.

Convertido em hotel de luxo em 1957, o palácio de 1835 foi residência do Marajá Man Singh II e suas três mulheres. A terceira, a linda e glamurosa Maharani Gayatri Devi, costumava dar suas braçadas na piscina coberta art déco do hotel e ostentava nas rodas europeias o diamante que entrou no Guinness Book como o mais caro do mundo. O tal do Marajá era um aficionado do Polo e acabou morrendo em campo aos 58 anos. No clássico Polo Bar, entre um e outro dry martini, é possível ver fotos das partidas do Marajá, objetos ligados ao esporte dos reis e reproduções dos troféus. Mas nos imensos jardins que cercam o palácio é mais provável que se veja uma variação deste esporte que virou paixão no Rajastão de hoje: Polo sobre elefantes.
Hotel escolhido em Jaipur para o grupo Índia Inspiratons/ março 2020.
📷travellermade
.
.
.
.
#india #jaipur #rambaghpalace #indiainspirations #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography #luxuryhotels #hoteisdeluxo
  • O muro de Berlim foi construído em agosto de 1961, mais precisamente na madrugada do dia 13 (número sempre pouco auspicioso) quando barreiras foram erguidas às pressas enquanto os moradores de ambos os lados dormiam. No dia seguinte os habitantes da cidade observaram atônitos a construção de barreiras, operários construindo um alto muro, o sistema de transporte público que circulava livremente entre Berlin oriental e ocidental sendo cortado e as pessoas sendo obrigadas a descer no trem naquele que antes era o meio do percurso para vários cidadãos que moravam de um lado e trabalhava no outro lado da cidade dividida. A população chocada não podia acreditar que a situação que já estava difícil poderia se tornar ainda pior e o que ninguém poderia supor nem no seu pior pesadelo é que esta separação duraria 28 longos anos.
.
.
.
.
#alemanha #berlinwall #murodeberlin #berlin #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Sobrevoando a Capadócia de balão.
Lembro que foi uma das sensações mais especiais que vivemos na Turquia. O balão foi levantando com o sol e quando ele atinge uma certa altura tudo é silencio e deslumbramento, não só pela beleza monocromática da topografia do lugar, mas porque junto com o nosso levantaram cerca de 60 outros balões coloridos tornando aquele cenário surreal.
Andar de balão na Capadócia pode parecer óbvio, mas é muito mais do que isso, é uma experiência única.
E não precisa ter medo eles são muito profissionais, cedinho medem os ventos e sobem com total segurança, muitas vezes pousam direto na parte traseira das pick ups.
.
.
.
.
.
Turquia #capadocia #goreme #balao #airbaloon #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography