TOP
IMG_1406
America do sul Brasil Gramado Rio Grande do Sul Sem categoria viagem de carro

Viajando para Gramado e Canela nas quatro estações

O Expedia Brasil nos desafiou a escrever um texto que deixasse todo mundo com vontade de conhecer o Rio Grande do Sul. Escolhemos a serra com sua paisagem única no Brasil.

IMG_4417

Igreja São Pedro em Gramado emoldurada por flores

Gramado é uma cidade com cara de Europa, tem sua história , arquitetura e gastronomia ligadas à imigração alemã e italiana. Um clima de montanha , natureza exuberante e principalmente uma comunidade que cuida de cada detalhe e está sempre se reinventando.

48076621_2236757603002049_7231023728572760064_n

Rua principal decorada para Natal – Gramado

Juntamente com Canela estão no coração da Serra Gaúcha sendo hoje um dos destinos mais desejados do Brasil , mas não se enganem , vão muito além da rua principal de lojinhas de artesanato e do clima de inverno aconchegante,  oferecem opções em todas as estações do ano. 

IMG_2814 

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes,  Catedral de Pedra de Canela

 

Verão

O Natal Luz ,  que começa já no final de outubro e vai até o meio de janeiro, se tornou o evento mais famoso na região. Gramado fica tomada pela magia de um conto de Natal, com decoração e luzes pelas ruas e apresentações de espetáculos natalinos em vários pontos da cidade.

47578949_2236757589668717_4864327140218241024_n

Decoração de rua Natal Luz 2018

Reencontros de Natal é um concerto teatral no Lago Joaquina Rita Bier , com final apoteótico com fogos de artificio. O Desfile de Natal traz  figuras mais infantis em show de dança e passeio de carros alegóricos no parque de exposições ExpoGramado. 

IMG_7144 

Desfile de Natal

Além de funcionar como bilheteria central do Natal Luz, o Palácio dos Festivais sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é quando milhares de luzes são acesas no centro da cidade todas as noites. 

IMG_2822 

Show do Acendimento no Palácio dos Festivais

Mas para além dos eventos oficiais tem a feirinha de Natal, a Aldeia do Papai Noel e durante o dia diversos acontecimentos surpreendem o visitante, o clima é descontraído e o melhor , a cidade é super segura para passeios a pé numa temperatura  amena de dia e fresquinha à noite.

blog4

Hotel Casa da Montanha decorado para o Natal

IMG_2931 

O primeiro motivo de orgulho da Serra Gaúcha foi a sua flor onipresente, a Hortênsia. Símbolo da região , ela transforma a paisagem a partir de dezembro, formando tapetes azuis nas encostas das cidades e nas estradas que as interligam. O evento que inaugurou a divulgação de Gramado nacionalmente era conhecido como Festas das Hortênsias e ser a rainha desta festa  era o título mais cobiçado pelas jovens gramadenses, outros tempos.

IMG_7124 

Tapete de hortênsias na Igreja do Relógio

Muitas Linhas Coloniais , as origens rurais de Gramado , oferecem passeios guiados em ônibus/jardineiras que saem da Praça das Etnias, mas também são acessíveis  a quem quer explorá-las por conta própria.

IMG_1308 

 Tours das Jardineiras na Praça das Etnias

img 171

Na Praça das Etnias um drops da arquitetura italiana e portuguesa e da culinária colonial  que sai do forno comunitário em cucas alemãs , pães de linguiça, e nas schmiers de frutas da época. 

IMG_6528

Forno comunitário na Praça das Etnias

IMG_7108 

Casa/museu italiano na Praça das Etnias

Uma opção  familiar e de fácil acesso é o Eco Parque Sperry na Linha 28 , descendo na estrada entre Canela e Gramado, no Vale do Quilombo. É uma propriedade de 20 hectares de Mata Atlântica aberta a visitação e onde pode-se vivenciar, em uma trilha de uma hora de caminhada , o espetáculo de 4 cachoeiras. Para completar o passeio , o restaurante Bêrga Motta tem sua filosofia baseada no resgate da culinária dos antepassados, onde o aroma e o carinho no preparo dos pratos alimentava a alma. Tudo isto a menos de oito quilômetros do centro de Gramado.

IMG_2676

Linha 28 no Vale do Quilombo

IMG_2427

Cachoeira no Parque Sperry

 

Outono

A terra onde nasceu o chocolate artesanal no Brasil aquece a alma do visitante com opções variadas. Muitas fábricas tem degustação e abrem suas portas para os turistas conhecerem os passos da fabricação da iguaria.

IMG_1414

Outono nas ruas residenciais de Gramado

 IMG_9357 

Decoração de Páscoa na rua principal de Gramado

A Páscoa segue a tradição temática com eventos e desfiles  e com as cidades decoradas com ovos e coelhinhos. Os eventos religiosos também estão no calendário , procissão do Domingo de Ramos e o Gramado Aleluia. Este é um dos feriados mais concorridos, vejam as opções de hotéis na Expedia.

IMG_9320 

Igreja São Pedro em sábado de Aleluia

No outono a paisagem se tinge de dourado , o clima é mais seco e agradável com tapetes de folhas fazendo a a foliage. É quando começa a aparecer a maior iguaria da serra , o pinhão, a semente da araucária. Comer pinhão assado no fogo de chão com um bom vinho tinto, hei de confessar é meu happy hour favorito. 

IMG_2379 

Tendas vendendo pinhão no outono

IMG_1423

Um passeio com gosto de tradição  começa no Castelinho  Caracol na entrada da cidade de Canela. A  casa/museu  do início do seculo XX  foi uma das primeiras residências do município de Canela.  Feita de madeira de araucária (hoje totalmente protegida) , a construção foi feita sem usar um único prego.

IMG_6479 

Castelinho  Caracol

Transformada em confeitaria em 1985 , serve a melhor apfelstrudel da serra acompanhada de chá de maçã. Um local de beleza ímpar, de paz e contemplação que fica ainda mais encantador no outono.

IMG_2498

Apfelstrudel, torta de maçã alemã com nata

IMG_2500

Salão e cozinha de chá no Castelinho do Caracol

Não deixem de passear pela ponte de madeira coberta que fica no quintal dos fundos. Mas cuidado , é tão tradicional que fecha ao meio dia só reabrindo as 14h. 

IMG_6258

Jardim com ponte coberta no Castelinho  Caracol

IMG_6338 

Parque do Castelinho

O Parque do Caracol é o ponto turístico mais famoso de Canela , vale passar por lá para ver uma das cachoeiras mais altas e cenográficas da região. Tem também um teleférico para um visual mais completo.

Mas para quem busca algo mais autêntico e aventureiro o Parque da Ferradura oferece trilhas , mata nativa e um belo banho de cachoeira como bônus ao final do périplo. O acesso é muito simples e bem sinalizado, fica 6 quilômetros depois do final da Estrada do Caracol em Canela.

IMG_1478

Visual do Parque da Ferradura Canela

Logo que passamos o pórtico do Parque da Cascata do Caracol, a primeira surpresa, a pequena estrada do Rancho Grande é chamada de Caminho das Graças e toda serpenteada por pequenas grutas com santinhas, um mimo! 

IMG_1583

Caminho das Graças

A trilha dispensa guias especializados pois é totalmente demarcada , sem perigo de se perder. É considerada de nível médio/avançado pois o trekking alcança um desnível de 420 metros desde o mirante até o fundo do cânion do Rio Caí, onde fica a cachoeira do Arroio Caçador.

IMG_1542

Cachoeira do Arroio Caçador

Para quem quer um programa mais light o parque oferece churrasqueiras e brinquedos infantis e o mirante fica bem próximo da entrada.

IMG_1477

Mirante do Parque da Ferradura

 

Inverno

Esta é a estação mais charmosa do ano , quando a previsão de neve enche os hotéis nos finais de semana. São raras as vezes que isto realmente acontece , mas nestas poucas ocasiões o cenário é deslumbrante. As matas de araucárias são o pano de fundo perfeito e criam um contraste com a neblina e o frio que mantém as lareiras acesas o dia inteiro e os restaurantes de fondues cheios de encantados turistas. 

IMG_9362

Neblina no Condomínio O Bosque

IMG_0217

Nevasca de 2013

Mas se a neve não vem , vamos até onde ela é certa. O Snowland é o único parque de neve indoor da América , fica na entrada da cidade de Gramado , para quem vem pela RS 235 desde Nova Petrópolis. É dividido em zonas, o Vilarejo Alpino onde encontramos lojas de artigos relacionados e uma pista de patinação no gelo. 

User comments

Snowland

A segunda parte é a montanha propriamente dita com opções de esqui , snowbording e airbord em versões adulta e infantil.  Para o airbord (espécie de trenó inflável) a subida é por escadas , para os esquis uma esteira rolante facilita a subida. Para vestir as roupas adequadas a montanha , a única exigência é estar de meias, os outros apetrechos estão incluídos no valor da entrada.

User comments

Pista de esqui indoor

Ninguém sai da Serra Gaúcha sem tomar um mate em volta do fogo, comer um bom churrasco e ao final  uma bergamota apreciada no solzinho da tarde. Para quem tem bom apetite o café colonial é uma orgia gastronômica tradicional. Servem desde as 10h da manhã até a noite,  desfilam sobre a mesa todas as especialidades de pães , frios, natas e geleias entre costelas de porco e bolos. Para os fortes!

IMG_4399

img 170

No fim do inverno a natureza reserva surpresas inusitadas , muitas flores colorem o centro e a bela igreja de pedra São Pedro fica emoldurada de cerejeiras e magnólias. Quem pensa que o inverno é cinza , é porque não conhece Gramado. 

IMG_1320

Igreja São Pedro com magnólias

 

Primavera

É quando tudo se renova, temos as deliciosas alcachofras , morangos e amoras suculentas. Apetece um galeto ao primo canto com polenta brustolada , herança maior dos antepassados italianos. O Galeto Nonno Mio que fica ao lado da rodoviária de Gramado é imbatível nesta iguaria, em mais de 20 anos de tradição.

IMG_7071

Cantina Italiana no centro de Gramado

galeto2

Galeto do Nonno Mio

Mas a renovação gastronômica chegou por aqui , em Canela está a confeitaria francesa que faz os melhores macarons que já experimentei na vida,  fica bem em frente a Catedral de Pedra, a pequena notável Holic. 

IMG_2518 

Macarons da Holic

Para um passeio contemplativo e histórico a Linha Bonita e Linha Nova oferecem paisagens idílicas e muito genuínas. No Rio Grande do Sul, os italianos chegaram aproximadamente 50 anos depois que os germânicos, em 1875.  A colonização teve objetivos diferentes em cada estado do Brasil, em São Paulo o intuito era de fornecer  mão de obra especializada para a grande lavoura do café, ameaçada pelo movimento abolicionista. No Estado do Rio Grande do Sul,  visava formar colônias agrícolas, produtoras de gêneros necessários ao consumo interno, implantadas longe do latifúndio.

IMG_6254 

Utensílios usados pelos colonos italianos

Aqui se pode vivenciar uma verdadeira volta ao passado, pois o dialeto dos primeiros colonizadores ainda se mantem vivo! Pinhão , abóbora ,uva,  dependendo da época do ano é possível comprar os produtos diretamente na fonte. Para começar passem na Casa Centenária , uma construção que segue conservada como quando foi construída! E detalhe , tudo sem muros ou grades de proteção! 

IMG_2954  

Casa Centenária na Estrada da Linha Bonita

IMG_1357

Moinho Cavichion

No coração de Linha Bonita a indefectível capelinha e indicações de seguir o passeio para a Cachoeira do Panelão ou continuar a descida para a Linha Nova e por ali chegar até Vila Oliva, mas daí será outro post. 

img 176

*Esse artigo é um publieditorial produzido em parceria com a Expedia Brasil

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • R.R.
    3 meses atrás

    Muito bom o post.
    Opções interessantes de passeios e hotéis.

  • Rejane Maria Schuch
    3 meses atrás

    Amei!
    Gostaria demais de curtir essas maravilhas com o grupo! Caminhadas, cachoeiras, degustações… Bjos

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • “Mais do que ser feliz , busco ter uma vida interessante” 
Contardo Caligaris .
.
.
#viajandocomarte #experience #dicadeviagem #roteirosobmedida #sumba #indonesia #ride #horse #horsetrip #instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viagem #dicaviagem #roteirosobmedida #mood #traveldiary #traveltips #arttravel #adventure
  • A programação oficial da fantástica Carrières de Lumières, em 2019 será Van Gogh e a noite estrelada. Um espetáculo de luz e som com animação feita por computador, situada em uma antiga pedreira calcária em Les Baux de Provence.
Simplesmente imperdível para quem visita a região da Provence.
📷site officiel carrièresdelumières
.
.
.
#frança #Provence #carrieresdelumieres #vangogh #noiteestrelada #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A região da Puglia  ocupa salto e o calcanhar da bota que forma o mapa da Itália, esse pedacinho ainda pouco explorado do sul do país é uma terra de grandes prazeres pulverizados em doses homeopáticas. No entanto a magia deste lugar vai te conquistando aos poucos em forma de cidadezinhas, povoados, campos infinitos de oliveiras, praias, pequenos parques naturais… Ritmo pausado, estilo de vida simples, comida divina (além de absurdamente farta) e um povo super receptivo e simpático colocam a Puglia no topo da lista.
.
.
.
.
#italia #puglia #alberobello #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A cidade de Hoi An fica às margens do Rio Thu Bon e relembra os tempos coloniais do país, quando o Vietnã era apenas um braço da grande Indochina francesa.
Hoi An é um charme, casarões amarelos entre ruas de paralelepípedo, guardando jóias que tanto podem ser um pequeno bistrô francês ou uma galeria de arte. Por toda parte, lanternas coloridas se espalham e iluminam essa pequena cidade.
.
.
.
.
#vietna #hoian #indochina #asia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Porto Alegre em março, estação das paineiras e de colocar a vida em dia.
.
.
.
#redençao #portoalegre #parquefarroupilha #paineiras #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • As cholitas peruanas, com seus trajes super coloridos, as vezes de chapéu côco, fazem parte da cultura camponesa e estão fortemente presentes nas pequenas cidades peruanas.
Se vestem assim desde pequenas para que a tradição seja mantida. .
.
.
#peru #cholas #pisac #artesanato #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • #tb do Viajando com Arte no Vale Sagrado, Peru.
Um lugar especial com cenários deslumbrantes e com muitas coisas incríveis para@visitar como a Salina de Maras, Moray, Pisac.
.
.
.
.
#peru #valesagrado #urubamba #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Treviso é muito mais do que a cidade sede da famosa grife Benetton. A cidade é linda e fica a uns 40km quilômetros ao norte de Veneza,  possui uma herança cultural riquíssima, com traços artísticos e arquitetônico que resumem a agitação de seus dois milênios de história, durante os quais passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, francos, venezianos, austro-húngaros e muitos outros conquistadores. É cercada por uma muralha , além de entrecortada por um canal, o que lhe confere um visual mágico e o apelido de “pequena Veneza.
.
.
.
.
#italia #treviso #veneto #dolomitas #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography