TOP
O Transeunte anonimo
Arte inspiradora cultura Europa Life Style Polônia Travel experience Variedades Wroclaw

Wroclaw ou Breslavia, a cidade dos gnomos na Polônia

Eu tinha alguma curiosidade histórica em conhecer a Polônia. Principalmente pela sua relação com a Segunda Guerra Mundial e sua sempre difícil posição entre Alemanha e Rússia. 

Como dizia nosso querido professor Voltaire Schilling :

” Quando alemães e russos estão em paz eles dividem a Polônia , quando estão em guerra, lutam dentro da Polônia”

Wroclaw ou Breslavia

Wroclaw ou Breslavia

Com Wroclaw ou Breslávia não foi diferente , durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha de Adolf Hitler invadiu a Polônia, transferiu os moradores de lugar e transformou Wroclaw em uma base militar. A cidade ficou totalmente intacta durante a guerra, até que em 1945 o exército russo invadiu e destruiu a cidade, expulsando os alemães.

Desde então e até o fim dos anos 80 a Polônia pertenceu a antiga União Soviética, conquistando a sua liberdade definitiva no começo dos anos 90.

Gnomos de Wroclaw

Gnomos de Wroclaw

Mas por que a confusão de nomes? Quando a Alemanha de Adolf Hitler anexou o território polonês durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães que deram a cidade o nome de Breslau, ou seja, Breslávia em português. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a volta da cidade para a Polônia, ela voltou a ter o nome original, que é Wroclaw.

Wroclaw window

Wroclaw window

Wrocław é uma cidade incrivelmente vibrante. Sua marca registrada são os gnomos – pequenas e instigantes esculturas espalhadas por toda a cidade. É impossível não se surpreender pela criatividade dos seus escultores. Num primeiro olhar, os gnomos podem parecer uma ideia lúdica e original para atrair visitantes para a cidade, mas a sua história é mais longa e remonta aos tempos do comunismo na Polônia.

Gnomo Wroclaw

Gnomo Wroclaw

 

Procure pelos gnomos

Basta uma simples caminhada por Wroclaw para encontrar um pequeno exército de gnomos de bronze escondidos pelos cantos da cidade. 

wroclaw

wroclaw

Entre os anos de 1981 a 1983, ocorreu o período de lei marcial na Polônia, em polonês Stan wojenny (a tradução literal é “estado de guerra”). Foi um momento em que as liberdades individuais dos cidadãos foram drasticamente restringidas pelo governo comunista. Muitos opositores ao regime foram presos nesse período sem causa legítima e os protestos públicos foram proibidos.

Pomaranczowa_Alternatywa_Wroclaw_3674847

 

Dentro desse contexto, surgiu na cidade de Wrocław uma organização conspirativa anticomunista denominada Alternativa Laranja . A primeira ação famosa do grupo, realizada em 1982, foi a pintura de gnomos nos muros de edifícios de Wrocław na forma de graffiti. Os gnomos, feitos em estêncil, surgiram sobre as manchas de tinta feitas pela milícia para encobrir frases contra o regime.

Telhados de Wroclaw

Telhados de Wroclaw

No entanto, as maiores ações do grupo Alternativa Laranja só foram acontecer na segunda metade da década de 1980, quando uma quantidade massiva de jovens se juntou ao movimento. Nessa fase, a organização passou a realizar inúmeros happenings, buscando de forma pacífica e irônica chamar a atenção para os absurdos do regime comunista.

wroclaw-4

No dia 1º de junho de 1988 aconteceu a maior manifestação do grupo simultaneamente em várias cidades, denominada a Revolução dos Gnomos (em polonês Rewolucja Krasnoludków). Em Wrocław, a performance da Alternativa Laranja foi planejada para acontecer  no centro da cidade , todos usando chapéus de gnomos laranja. 

55eba8be31d20_o_medium

Dessa forma, os gnomos se tornaram na memória coletiva um símbolo de resistência. No entanto, por muitos anos foram esquecidos. Até que em 2001, foi criado o primeiro monumento em forma de gnomo em homenagem à ação do grupo Alternativa Laranja.

Gnomos Wroclaw

Gnomos Wroclaw

 

Em 2005, um escultor de Wrocław, Tomasz Moczek, criou mais cinco gnomos, que estão entre os primeiros inseridos na cidade. Desde então, a sua quantidade tem crescido cada vez mais. Hoje se encontram mapeadas aproximadamente 340 esculturas, mas estima-se que o número real é ainda maior. Os gnomos se tornaram uma parte integral dos espaços públicos de Wrocław e, mais do que isso, um verdadeiro fenômeno social.

IMG_8383

 

Instituições públicas e comerciais, bem como pessoas físicas, passaram a encomendar seus próprios gnomos. Não é preciso dizer que eles se tornaram uma das maiores atrações para os turistas. É possível encontrar uma série de mapas para “caçá-los” e há até mesmo um aplicativo que ajuda a encontrá-los.

Gnomo Wroclaw

Gnomo Wroclaw

Andando por Wroclaw é muito comum ver as pessoas olhando para os cantos procurando os gnomos e procurar por eles é muito divertido. Existem mapas a venda nas lojas de souvenir com a localização exata deles. Mas o bacana mesmo é ir descobrindo aos poucos.

Gnomo Breslavia

Gnomo Breslavia

Os gnomos de Wroclaw tem até 30cm de altura e representam profissões comuns ou situações do cotidiano. Tem o pedreiro, encanador, padeiro… mas também gnomos distribuindo amor e até gnomos embriagados, brincando com o hábito de consumo etílico dos poloneses.

IMG_7932

Mas a cidade tem muito mais , virou meca de artistas e guarda na alma as tradições polonesas.

Gnomo músico Breslavia

Gnomo músico Breslavia

Outra obra que colocou a cidade no mapa das artes  é a escultura “The Anonymous Passerby” ou ” O Transeunte Anônimo”  do artista Jerzy Kalina, que fica próxima à estação de trem de Wroclaw.

Na obra, em uma esquina as pessoas estão sendo sugadas pelo solo. E do outro lado, estão ressurgindo. Belíssima alegoria.

Representa as pessoas que desapareceram durante a lei marcial e também a ascensão do povo polonês após a queda do regime comunista. 

IMG_8256

“The Anonymous Passerby” – Wroclaw, Polônia

“The Anonymous Passerby” – Wroclaw, Polônia

A Arte fazendo sua parte na redenção humana e na criação de alternativas na vida quotidiana.

Hoje Wroclaw atrai turismo com sua rica história e com a singela arte que a representa.

Viajando com Arte pelo mundo

Viajando com Arte pelo mundo

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *